Palestras de 2018
Confira as palestras da segunda edição da Semana Criativa de Tiradentes. A entrada é gratuita, mas restrita aos lugares disponíveis no auditório do Centro Cultural Yves Alves. Para garantir o seu lugar, retire uma senha meia hora antes da palestra que deseja assistir, no próprio Centro Cultural. Será distribuída APENAS uma senha por pessoa.
18 de outubro, quinta-feira
10h – ENCANTAR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: VOCÊ TEM UMA FRAÇÃO DE SEGUNDOS E NADA MAIS com Felipe Novais
A vida acontece em várias telas. Conseguimos conversar com várias pessoas ao mesmo tempo em um aplicativo enquanto assistimos a um seriado, mandamos e-mail e pensamos na reunião do dia seguinte. Com a atenção de todos tão fracionada, como chamar a atenção e deixar nossa marca nas pessoas? Encantar no digital é o desafio de todo profissional no mundo contemporâneo.
Minibio- CEO da MakerHaus, especializada em potencializar negócios no meio digital, e da Imponto, um thinktank que, desde 2015, estuda como a profunda mudança de eras está impactando nossas vidas. Felipe é formado pela PUC-SP com mestrado pela USP, professor de Comportamento Contemporâneo e também presidente da Ara Holding.
Foto Divulgação
14h – Vida é obra com os arquitetos Bel Lobo e Bob Neri
Bate papo com o casal de arquitetos Bel Lobo e Bob Neri sobre o livro Vida é Obra, escrito pela jornalista Simone Raitzik, que também conduzirá a conversa. O livro fala sobre os 30 anos de união e de carreira da dupla.
Minibio – Bel Lobo é arquiteta e soprano ligeiro. Foi a percussora do Decora, do canal GNT, onde já apresentou outros programas. É sócia do marido, o também arquiteto e baixista profundo Bob Neri, na be.bo arquitetura. Após anos garimpando objetos e outras coisas para seus projetos, Bel e Bob decidiram abrir uma loja para oferecer esses produtos, a m.o.o.c.
Foto Divulgação
16h – ARTE, FICÇÃO E REALIDADE com o artista plástico Jonathas de Andrade
Panorama dos projetos do artista Jonathas de Andrade e suas estratégias criativas, que misturam fotografia, filme, documentos, metodologias e a criação de personagens para problematizar questões-chave da brasilidade a partir de uma poética do Nordeste.
Minibio – Jonathas de Andrade vive e trabalha em Recife. Utiliza a fotografia, a instalação e o vídeo para percorrer a memória coletiva e a história, fazendo uso de estratégias que misturam ficção e realidade. Coleta e cataloga arquitetura, imagens, textos, histórias de vida e reconstrói uma narrativa pessoal do passado. Desde 2008, já realizou diversas exposições e participou de bienais de arte, tanto no Brasil quanto no exterior.
Foto Esdras Bezerra de Andrade
18h – DIY : DESIGN IT YOURSELFcom o designer Paulo Biacchi
Paulo vai falar sobre o novo influenciador. Todos que têm acesso à internet e que atuam em redes sociais são potenciais influenciadores nos mercados de design e de decoração. A partir disso, Paulo prova que todo mundo pode ser um pouco designer de produto também, apostando no DIY, não como Do It Yourself (faça você mesmo), mas como Design It Yourself (desenhe, crie você mesmo).
Minibio – Designer de produtos, Paulo Biacchi é sócio do premiado estúdio de design FETICHE®, que desenvolve projetos para a indústria. Durante três temporadas, ensinou a criar objetos criativos no programa Decora, do canal GNT. Agora, entra ao vivo nas manhãs de sábado no programa É De Casa, da Rede Globo. Em seu canal no Youtube, o Tente isso em casa, mostra de forma simples e descomplicada a cultura do design através do DIY.
Foto Divulgação
19 de outubro, sexta-feira
10h – CORES SUVINIL 2019: TODA COR TEM UMA HISTÓRIAcom a pesquisadora Ana Kreutzer
Quando o assunto é cor, não existe certo e errado. Não há feio, não há exagero, não há regras. Tudo é permitido. Afinal, mais do que pigmentos, as cores carregam histórias e ao escolhermos um tom, revelamos um modo de pensar, de agir e de encarar o mundo. A cor pode traduzir uma filosofia de vida.
Minibio – Ana Kreutzer é pesquisadora, designer, consultora e educadora de cores no Estúdio Prisma, espaço dedicado ao conhecimento da cor, do qual é fundadora. É consultora de cores e tendências da Suvinil há mais de seis anos. Atua no design de interiores através de pesquisas e palestras de tendências, consultoria de cores e colaboração de conteúdo com as publicações mais relevantes do segmento.
Foto Karina Walter
14h – #OLHANDOAGENTEENXERGA – A (DES) CONSTRUÇÃO PARA UM OLHAR CRIATIVOcom o arquiteto Vitor Penha
Qual é o sentido da sua vida? Visão? Audição? O metafórico? Seja qual for, é o resultado do que chamamos de realidade, de nossa percepção e, consequentemente, de nossos sentidos. Quebrar a rigidez do olhar, nosso sentido máster, permitirá acessar os sentidos mais sutis e será libertador na busca de novos olhares sobre o mundo e sobre nós mesmos.
Minibio – Formado pela Universidade Marckenzie, o arquiteto e urbanista Vitor Penha é sócio e diretor de criação do Estúdio Penha, onde desenvolve o conceito do upcycling e pesquisa nas áreas de percepção. Garimpeiro por paixão, faz uma arquitetura onde busca poesia de diversas maneiras. O Estúdio assina projetos residenciais e comerciais, entre eles, o Manioca, a Padoca do Maní e a Braz Trattoria.
Foto Divulgação
16h – CRIA com Julia Duarte, do Box 1824
Julia aborda a importância da sensibilidade em nossas vidas, seja dentro ou fora do trabalho, e desperta reflexões sobre a forma que lidamos com o que sentimos. O conteúdo estimula as pessoas a se encontrarem em suas potências a partir de emoções.
Minibio – Diretora criativa do Box 1824, Julia Duarterealiza importantes pesquisas sobre tendências de consumo, comportamento e inovação. É professora da Perestroika e artista independente. É também o nome por trás do blog Tristezinha, que reúne desenhos e poesias.
Foto Divulgação
18h – O CENTENÁRIO DE ZANINE CALDAScom o designer Zanini de Zanine
Filho do mestre Zanine Caldas (1919 – 2001), Zanini falará sobre a importância do legado deixado por seu pai, que completaria 100 anos em 2019.
Minibio – Carioca, Zanine de Zanini cresceu vendo Zanini Caldas trabalhar. Graduou-se em Desenho Industrial, estagiou com Sérgio Rodrigues e recebeu importantes prêmios de design no Brasil e no exterior. Também assina peças para as mais importantes grifes de design do mundo, como a francesa Tolix, as italianas Cappellini, Slamp e Poltrona Frau, além da estadunidense Espasso. Possui obras em acervos permanentes de vários museus e foi nomeado Designer do Ano na Maison & Objet Americas 2015.
Foto Divulgação
20 de outubro, sábado
10h – NARRATIVA SOBRE O MORAR com a editora da Casa e Jardim, Maria Beatriz Gonçalves
Cada lar traz uma história, cada história uma memória. A construção do novo morar se baseia em alicerces emocionais. A casa é um recorte de sensações, momentos, lembranças e heranças familiares. A editora de Casa e Jardim, Maria Beatriz Gonçalves, apresenta essa narrativa a partir dos depoimentos que marcaram as páginas da revista ao longo dos últimos anos. São declarações consistentes sobre essa relação com o lar
Minibio – Maria Beatriz Gonçalves é jornalista, roteirista e editora da revista Casa e Jardim. Pós-graduada em semiótica psicanalítica pela PUC-SP, especializou-se em pesquisa de tendências, com passagem pelo WGSN, e análise do comportamento humano com enfoque em consumo, estética e cultura.
Local: Auditório do Centro Cultural Yves Alves.
14h – Bate-papo com os artesãos e designers do Lab 2018mediado pela jornalista Regina Galvão
16h – O FUTURO DO TRABALHOcom Bárbara Soalheiro, da Mesa&Cadeira
Bárbara mostrará porque algumas mudanças são urgentes para que empresas e pessoas se mantenham relevantes em um mundo de mudanças constantes. Vai compartilhar dicas práticas sobre como podemos trabalhar de um jeito mais eficiente e, de quebra, explicar porque deveríamos evitar a palavra colaboração a qualquer custo.
Minibio – Bárbara Soalheiro é jornalista e fundadora da Mesa&Cadeira, empresa que usa uma fórmula bem simples para resolver problemas extraordinários em, no máximo, sete dias, reconhecido como um dos métodos de inovação mais eficientes acontecendo no mundo hoje.
Foto Divulgação
18h – DESIGN ESSENCIALcom Marcelo Rosenbaum
Marcelo traduz o Design Essencial na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar seus valores essenciais através de projetos que inovam. Materializado através do Projeto A Gente Transforma, que usa o design para expor a alma brasileira, tem como principal resultado a inovação do processo, unindo talentos e potenciais locais com técnicas de design e arquitetura.
Minibio – Marcelo Rosenbaum está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação, há mais de 20 anos. Já recebeu diversos prêmios, nacionais e internacionais, de design e arquitetura. Trabalha com economia criativa, gerando valores a partir de ideias originais. Fundador do Instituto A Gente Transforma, promove a transformação social através de empreendimentos em comunidades do Brasil e da América Latina desde 2010. Ministra cursos e palestras em eventos de design mundiais.
Foto Loiro Cunha